Os arco-íris nos cristais
Este fenómeno pode ser observado nos cristais, e existem duas situações durante o seu processo de formação que podem influenciar a presença de arco-íris no seu interior.
A primeira, é quando água ou bolhas de ar podem ficar presas dentro dum cristal aquando da sua formação, que ao refletir a luz exibem arco-íris.
Adicionalmente, pode ocorrer quando factores externos (como por exemplo derrocadas de rochas, tremores de terra ou mudanças extremas de temperatura) causam fracturas no cristal.
Com o continuar do crescimento do cristal, estas fracturas acabam por ficar encapsuladas dentro dentro dele e formam reflexos de arco-íris.
Podemos encontrá-los, por exemplo, no quartzo transparente, quartzo fumado, quartzo rosa, citrino, ametista, calcite (de qualquer cor), fluorite (de qualquer cor), entre outros. Acima de tudo a sua ocorrência observa-se necessariamente em cristais translúcidos.
Qual o seu significado dos arco-íris nos cristais?
Se pensarmos nos arco-íris que vemos no céu, normalmente surgem após um período turbulento (chuva) e simbolizam a renovação e esperança de que tudo acabará bem.
Os arco-íris que encontramos nos cristais trazem-nos exatamente essa mensagem, simbolizando felicidade, positividade e esperança.
São excelentes para meditar em alturas que passamos por momentos conturbados. Se nos focarmos no simbolismo do arco-íris, o cristal que o contém afastará os pensamentos negativos e ajudar-nos-á a interiorizar a mensagem de que, no final, tudo irá ficar bem.
Também encontramos uma mensagem de perseverança nos cristais com arco-íris. Se pensarmos na sua criação, eles sofreram danos (traumas), e recuperaram deles e continuaram a crescer. O mesmo acontece connosco.
Similarmente, quando sofremos um trauma quer seja físico ou emocional, eventualmente iremos conseguir ultrapassá-lo e iniciar o nosso processo de cura e reabilitação. E as cicatrizes que ficam em nós gravadas servem como uma memória para, quando olharmos para trás, nos lembremos do quão fortes somos e que conseguiremos sempre superar tudo.
Cristal fantasma
A definição clássica de fantasma é a de uma inclusão como se fosse um fantasma , que mostra uma fase ou período anterior do desenvolvimento do cristal.
Por exemplo, , durante o crescimento de um cristal de quartzo, pode ocorrer um período em que a caolinite e introduzida como uma impureza nas soluções de cristalização. Isto adiciona misturas ao quartzo, deixando uma cobertura rosada nas faces exteriores do cristal, nesta fase de desenvolvimento.
Outro exemplo é o de cristais de quartzo, terem fantasmas verdes devido a inclusões de clorite.
Adicionalmente, cristais que têm uma transição curta entre duas cores diferentes ou níveis de opacidade, podem produzir o efeito de um cristal fantasma, suspenso dentro do cristal. Isto pode ser encontrado em cristais de quartzo que contenham uma geração anterior de quartzo “leitoso” ou quartzo com ametista, preservando a forma do cristal naquele ponto do seu crescimento.
Do ponto de vista metafísico
O quartzo fantasma é o cristal ideal para aceder a arquivos do passado e acelerar a nossa evolução.
Ele transporta os padrões de energias do passado que podem ser lidos através do seu uso na meditação.
Este cristal é um forte aliado para a limpeza do nosso corpo áurico e de ambientes, pois é capaz de desintegrar todas as formas de sombras espirituais e vibrações negativas.
O Quartzo Fantasma ajuda-nos a readquirir energias que foram perdidas em experiências traumáticas de vidas passadas, deixando-nos mais íntegros como almas encarnadas.
Ele simboliza a consciência universal, estimula a cura do planeta, activa as capacidades de auto cura dos indivíduos, recupera lembranças reprimidas e resolve o passado.
Pode ajudar em viagens astrais e em jornadas interiores, promove a auto-aceitação e amor próprio, tornando possível oferecer e receber mais amor incondicional.
As suas vibrações são tão fortes que todos os que se aproximam dele começam a ter pensamentos mais elevados e iluminados e sentem uma profunda energia de conexão com o Universo.
Energias e Significados do Quartzo Fantasma
Este Cristal traz energias do nível puro da alma para o físico através do enraizamento do corpo de luz no nível celular.
É uma cristal de comunhão com a fonte que nos ajuda na compreensão do propósito da vida e da nossa Alma.
Ele revela padrões ocorridos no passado e mostra-nos possibilidades de novas escolhas para acelerar o progresso nesta encarnação.
A sua energia auxilia a dissipar o medo e a preocupação excessiva, recarrega a nossa força vital e ajuda a entrar em contacto com os nossos guias espirituais.
Ele fortalece e purifica a Aura, remove energias e forças obsessoras e pode ser usado para contacto com espíritos guardiões da luz.
Record keepers ou detentores de registos
Têm triângulos formados nas faces das suas terminações. Os cristais que possuem record keepers, são raros. A maior parte deles só tem 1 ou 2 triângulos nas formações das faces.
Metafisicamente:
Diz-se que podemos aceder a uma vasta quantidade de informações, usando estes cristais. Estes cristais, dão-nos conexão directa a esta camada de conhecimento contido na camada akáshica e conectam-nos à informação relevante das nossas vidas passadas.
Para aceder a um cristal record keeper, segure-o na sua mão, esvazie a sua mente de todos os pensamentos (exceptuando se tiver algumas perguntas). Concentre-se na sua respiração e relaxe. Deixe que todos os pensamentos, visões ou sensações lhe surjam, mas tente não as analisar até depois de ter completado a sua sessão. É importante deixar-se levar e receber toda a informação quando ela aparecer.